domingo, 21 de julho de 2013

Projeto Gincana Cultural da Independência



 
 
Nome do Projeto: Gincana Cultural da Independência

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira

Tema: Símbolos e Canções Nacionais Oficiais do Brasil

Público Alvo: Educação Básica

Tempo de Duração: a combinar

 

Objetivos da Aprendizagem em:

 

Língua Portuguesa: escutar as letras das músicas nacionais oficiais e interpretá-las e observar a organização textual e aspectos gramaticais.

 

Literatura: Trabalhar o aspecto identificador do nacionalismo romântico.

 

Arte: Conhecer, interpretar  e fazer reprodução dos diversos símbolos nacionais estaduais e municipais  atuais e as bandeiras e brasões imperiais, cantar as músicas oficiais nacionais.

 

Pluralidade Cultural: mostrar que esses símbolos e canções nos unem enquanto nação brasileira e nos identificam  internacionalmente, eles nos mostram que temos um passado e história em comum.

 

História: Trabalhar o processo da Independência desde as lutas até a consolidação como também a nossa identidade como nação.

 

Geografia: Trabalhar a situação geoeconômica do na época do processo de Independência.

 

 

                                    Justificativa

 

          O processo de Independência na escola tem se resumido ao desfile que acontece todos os anos no sete de setembro muitas vezes descontextualizado com a realidade do assunto ao qual está ligado. Neste projeto de Gincana procuramos despertar o aluno para a realidade da independência que acontece a cada luta nossa pela democracia e pela nossa cidadania, e mostrar ao aluno que ele precisa se envolver com o processo de independência não só na avenida mas na escola que ele saiba que a independência não foi apenas no sete de setembro de mil oitocentos e vinte e dois mas que ela acontece todos os dias na nossa vida.

 

 

                                 Estratégias

-Pesquisa em livros, internet, revistas sobre o processo de independência do Brasil, os símbolos e canções oficiais nacionais.

- Formar grupos de alunos para estudar os temas e no dia pré-determinado convidar os alunos para o momento de apresentação de tarefas onde os alunos responderão as perguntas.

- Criação de uma comissão julgadora das tarefas.

 

 

 

                                

                            Tarefas

 

 

Cada turma envolvida no projeto deverá:

 

* Apresentar as letras dos hinos (Nacional, da Independência, da República, da bandeira, de Sergipe e de Propriá) com os autores da letra e música.

 

* Interpretação das letras do Hino Nacional e da Independência.

 

*Cantar o Hino Nacional e da Independência.

 

*Desenhar e falar sobre os Símbolos Nacionais. (Armas Nacionais e Selo Nacional e Bandeira Nacional)

 

 

*Interpretar a Bandeira Nacional.

 

 

 *Mostrar as normas de apresentação da Bandeira Nacional.

*Pesquisa sobre o quadro de Pedro Américo

 

*Pesquisar e mostrar o Romantismo como elemento identificador da Identidade Nacional.

* Pesquisar e apresentar as biografias de  Tiradentes, D.Pedro I e Marechal Deodoro da Fonseca.

 

* Fazer parte do desfile cívico que acontecerá na avenida dia sete de setembro.