terça-feira, 12 de abril de 2016

PROJETO PAINEL HISTÓRICO-LITERÁRIO




Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Literatura, História, Língua Portuguesa, Arte e Geografia.
PÚBLICO  ALVO: Alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)
 


OBJETIVOS
GERAL:
*Montar um Painel que contenha informações Histórico-literárias (Escritores e Poetas) e artísticas (artistas dos mais diversos ramos da arte)
ESPECÍFICOS:
*Resgatar através da pesquisa histórico-literária e artística a vida e a obra de escritores poetas e pintores;
*Levantar dados sobre a vida e a obra do escritor/poeta/artista
*Fornecer informações baseadas em pesquisas sobre a figura estudada.
JUSTIFICATIVA:
A necessidade de conteúdo didático programático para o Ensino Fundamental obrigou a criação desse projeto para que o aluno do Ensino Fundamental que ainda não tem acesso à História da Literatura tenha contato com a mesma a fim de ter noções básicas para não chegar ao Ensino Médio às cegas.
ESTRATÉGIAS:
§Montar um mural com informações sobre a vida e obra da figura estudada.
No mural deve conter:
# um mapa onde se identifique o estado e a cidade de nascimento como também onde viveu e morreu a figura em estudo.
# a vida da figura estudada (sem a obra);
# a obra ( tratar somente da obra, estilo, e outros detalhes que contenha)
§Montar um jornal ou revista da figura estudada.
§Criar uma linha do tempo com os fatos principais da vida da figura em estudo;
§Transcrever poesias e/ou recitar partes da obra.
§Apresentar o Contexto-Histórico sob o qual a figura estudada viveu: mundial, nacional e local:
§ Apresentar um aluno vestido com roupas de época da figura estudada.
§ Apresentar um personagem ou parte da obra em forma teatral ou de desenho.
§ Montar maquete, se possível, de algum ambiente o qual a figura estudada viveu.
AVALIAÇÃO:
O professor em parceria com os outros que se envolveram decidem  a forma de avaliação do aluno, pode-se apenas avaliar pelo trabalho ou aplicar um questionário sobre o trabalho realizado ou ainda pedir um relatório das etapas das atividades realizadas.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROJETO FAIRY TALES



Nome do Projeto: Fairy Tales
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público alvo: Alunos da Educação Básica de Língua Estrangeira.
Tempo de duração: A combinar
Componentes Curriculares envolvidos: Língua Estrangeira Moderna(LEM), Língua Portuguesa, Literatura, Redação, História, Geografia e outros que sejam necessários no decurso do desenvolvimento.


Objetivo Geral:
Trabalhar os Contos de Fadas (Fairy Tales) nas aulas de Língua Estrangeiras.
Objetivos Específicos:
*Redescobrir os Contos de Fadas no ensino de Língua Estrangeira.
*Conhecer os nomes dos Personagens dos Contos de Fadas em Língua Estrangeira.
*Descobrir a o outro lado dos contos de Fada que não são contados .
*Criar contos baseados nos que já existem.
* Conhecer a biografia dos escritores dos contos de fadas.
 

Justificativa
A televisão a internet tem tomado o lugar da leitura na sala de aula, os contos de fada que passam de  geração a geração parecem ter desaparecido das salas de aula e das salas de leitura das escolas e com esse projeto pretendemos redescobrir os contos de fadas através do ensino da Língua Estrangeira.

 
Estratégias
- Pesquisar a verdadeira História dos contos de fadas.
- Criar rodas de leitura dos contos de fadas nas aulas de língua estrangeira.
- Desenhar e/ou fazer reprodução dos personagens dos contos de fadas e fazer a tradução  dos nomes dos personagens para a língua estrangeira estudada.
-Representar os contos de fadas através de peças teatrais, de música ou poesias.
- Recontar as estórias dos contos de fadas  em livros criados e ilustrados pelos alunos.
-Criar painéis sobre os contos de fadas.
- Interpretar os contos de fadas para os dias de hoje através de poesias, músicas e peças teatrais.
 
Metodologia
- Pesquisa, das histórias dos contos de fadas.
- Leituras dos contos.
- Composição de Poesias, músicas, peças teatrais e cordel sobre os contos de fadas.
- Compor um panorama da Literatura Infantil no mundo inclusive no Brasil.
- Pesquisar a biografia dos autores dos contos de fadas e montar uma galeria desses escritores.
-Tradução de obras para as línguas estudadas
 
Avaliação
Cada professor avaliará o aluno de acordo com o desempenho com as atividades distribuídas em cada componente curricular.


 



terça-feira, 3 de março de 2015

PrOjEtO DaTaS CoMeMoRaTiVaS



 

Nome do Projeto: Trabalhando as Datas Comemorativas
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Culminância: a depender da data ou no final de cada mês ou bimestre.
Disciplina desencadeadora: A Depender da data comemorativa pode ser qualquer disciplina do currículo. Por Exemplo: Dia do índio: História, Dia da poesia: Literatura.
Justificativa
As Datas Comemorativas são um importante instrumento para o estudo de vários tema da sociedade atual, pois elas remetem a um passado que explicam muitos assuntos do presente como os feriados, o porquê dessas datas, e baseados nesse pensamento julgamos necessário o estudo dessas datas de maneira mais profunda na Escola isso fará com que o educando desenvolva seu conhecimento nas diversas áreas.
Procedimentos Metodológicos
O método desenvolvido no presente projeto será o da pesquisa nas diversas fontes,
Questionários, apresentações , debates sobre os temas.
Objetivos:
*Geral:
-Trabalhar as datas comemorativas de maneira viva, para que se resgate o conhecimento do acontecimento ou fato que aconteceu na data estudada.
*Específicos:
- Resgatar o conhecimento embutido nas datas comemorativas.
- Incentivar a redescoberta das datas comemorativas e seu valor para a sociedade.
- Mostrar que as datas comemorativas não são apenas mais um feriado do calendário.
-Pesquisar o histórico das datas comemorativas.
-Discutir os temas trazidos pelas datas.

Anexos
Sugestões das atividades que o professor irá desenvolver com o alunado.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Diário de Viagem: Um retalho de Sergipe(Santana) e outro de Alagoas(Penedo)



Nome do Projeto: Diário de Viagem: Um retalho de Sergipe(Santana) e  outro de Alagoas(Penedo) 
               
                                     
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de duração:2 semanas
Culminância: a combinar.
Objetivos
Geral:
*Promover o conhecimento cultural de um recorte de Alagoas (Penedo) e de   Sergipe(Santana do São Francisco)
Específicos:
*incentivar o aluno a conhecer melhor sua região além da cidade onde mora.
*induzir o aluno a produzir um diário de viagem com informações culturais sobre as cidades citadas acima.
*Descobrir o passado do Baixo São Francisco.

Componentes Curriculares envolvidos
Redação /Língua Portuguesa
– Produção de um relatório de viagem.
Língua Estrangeira moderna (Inglês/Espanhol)
 –Produção de um relatório em língua estrangeira.
Arte-
Pesquisa sobre a cerâmica de Santana do São Francisco. E da arquitetura, escultura e pintura barroca da cidade de Penedo –AL.
Geografia
-A ligação do Rio São Francisco com essas cidades e a contribuição do Rio para o comércio e subsistência dessas cidades além do turismo.
História
Trabalhar o passado histórico dessas cidades e a ligação delas com as cidades de Propriá e Neópolis.
Biologia
Trabalhar a fauna do rio atrelado à história das cidades e o cuidado dessas com meio ambiente incluindo o cuidado com o rio.

Metodologia utilizada na realização do Projeto:
-Pesquisa dos alunos com guias turísticos, comerciantes através de perguntas.
-Fotografia e filmografia de locais interessantes para a pesquisa dos alunos.
-Aulas expositivas sobre pontos históricos turísticos da cidade de Penedo-AL.
-Pesquisa sobre a colheita da argila em Santana do São Francisco a produção e a venda do artesanato.

 
Estratégias:
Frete de veículos para deslocamento dos alunos.
Travessia de Lancha para a cidade de Penedo.
Ação do Guia Turístico na explicação da história do Baixo São Francisco.
Produção de relatórios de viagens em equipe pelos alunos.
Avaliação
Avaliação da produção dos relatórios dos alunos nas mais diversas formas dependendo do componente curricular que promoveu o projeto.






domingo, 4 de maio de 2014

Projeto Memórias e Histórias de Propriá-Sergipe



 
Nome do Projeto: Memórias e Histórias.
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Alunos da Educação Básica
Tempo de duração: a combinar.
Culminância: a combinar
Componente(s) Curricular(es) desencadeador(es).
Língua Portuguesa, História, e/ou Língua Estrangeira Moderna e Redação.


*Objetivo Geral:
-Conhecer as memórias e histórias do local onde a escola está inserida.
*Objetivos Específicos:
-Colher histórias e causos que contam a história do local no qual se insere a comunidade escolar.
-Construir uma coletânea de textos que contem a história da comunidade onde a escola está arraigada.
-Resgatar o conhecimento de parte da história da cidade para que se tenha uma consciência cidadã.


Justificativa;
Um dos problemas enfrentados pelas cidades hoje é a falta de conhecimento da sua própria história, e assim sendo não há uma consciência cidadã e não há preservação de monumentos nem da memória coletiva e o presente projeto procura resgatar essas memórias e histórias para que se conheça a sociedade na qual se vive para que se valorize a história local.


Estratégias

-Colher depoimentos de pessoas que moram na cidade e que conheçam a história e que possam contar para que as novas gerações conheçam também.
-Procurar nos monumentos da cidade a história contada através deles para que conheçamos o que eles nos contam.
-Pesquisar fotografias de locais e através delas colherem histórias sobre a cidade.
-Pesquisar em livros e enciclopédias o que se puder encontrar sobre a história local.


Avaliação:
A avaliação será feita através da apresentação das histórias e memórias e a construção de uma coletânea de histórias.





Projeto: É cantando que se aprende



Nome do Projeto: É cantando que se aprende
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Alunos da Educação Básica
Tempo de duração: a combinar
Culminância: a combinar
Objetivos da Aprendizagem
*Língua Portuguesa:
-Pesquisar letras de música e interpretá-las além de analisa-las sintática, morfológica e semanticamente.
*Literatura:
-Pesquisar a biografia de cantores e autores de música e o que o influenciou a criação da música escolhida.
-Trabalhar a poesia (ou letra da música).
*Redação:
- Criar poesias e/ou outros tipos de texto baseados em letras de músicas.
*Arte:
- Usar expressão corporal através de coreografia acompanhada da reprodução de músicas, Criar peças teatrais baseadas em letras de músicas como também organização de corais e cânticos dos mais diversos tipos de músicas.
-Conhecer através de pesquisas os diversos momentos e estilos da música brasileira.
*História:
- Conhecer através de pesquisas os diversos momentos que a música brasileira atravessou o contexto histórico de cada estilo como também a história dos criadores das músicas e as circunstâncias que as mesmas foram criadas.
-Pesquisar a biografia das diversas personalidades musicais.
*Geografia:
-Estudar as diversas regiões brasileiras onde se deu determinado estilo de música, o modo de vida da população e como a música influencia na vida das populações.
-Conhecer o mercado fonográfico brasileiro e o mundial.

*Ciências/Biologia:
-Pesquisar e interpretar cientificamente letras de música que possam trazer lições dentro das ciências para a sala de aula e para a vida do educando.
*Ensino Religioso:
-Estudar os diversos estilos de músicas que surgiram no contexto religioso da sociedade brasileira nas últimas décadas e as lições de vida que essas trazem, além de identificar nessas letras de música a atuação do Sagrado na vida das pessoas.
*L.E.M. (Língua Estrangeira Moderna):
Trabalhar a letra e a tradução das músicas para a  nossa língua para que seja interpretada e que haja expansão do vocabulário e aprendizado das estruturas gramaticais.

 
JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais nos deparamos com jovens ouvindo músicas apenas por ouvir, percebendo isto decidimos usar essa situação a favor da aprendizagem, visto que a música é um instrumento eficaz na aprendizagem e que o aluno se interessa muito pelo assunto e nos valemos disto para que através da música o aluno venha descobrir o mundo maravilhoso do saber que vem embutido nas letras das canções ouvidas.

ESTRATÉGIAS
° Pesquisas na internet de letras de música.
° Conhecer a vida e a obra de cantores e autores das letras das músicas.
° Organizar corais e grupos de cantos como também saraus de músicas.
° Organizar peças teatrais baseadas em letras de música.
° Outras que surgirem.

AVALIAÇÃO
Cada professor deve avaliar  o aluno de acordo com a atuação na construção do projeto.