segunda-feira, 4 de março de 2013

PROJETO: Museu Escolar





Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de duração: Permanente

Objetivos:

Geral:
Cooperar com os componentes curriculares para melhor aprendizagem da comunidade escolar em parceria com a biblioteca da escola.

Específicos:
*Dar significação a aprendizagem vista em sala de aula pelo aluno valorizando a produção do aluno no dia a dia da escola.

*Incentivar o aluno a tornar essa aprendizagem mais significativa.
*Valorizar a cultura local, estadual,regional, nacional e / ou internacional.

Justificativa

O museu é um instrumento de informação não só sobre o passado mas também do presente é ele um dos encarregados de conservar a memória histórico-social da humanidade,na escola ele (o museu pode ser um instrumento de grande utilidade no que diz respeito a tornar a aprendizagem mais significativa,por isso nos nossos dias  toda escola deveria ter seu museu para contar a sua história e da sociedade na qual está inserida.
Hoje o conceito de museu é dinâmico,pois ele,além de servir para recolher,classificar,conservar e expor os objetos.também deve estimular e divulgar pesquisas através de conferências,projeções,proporcionando aos alunos o interesse pelos estudos.
A cooperação de todas as disciplinas é importante para o funcionamento do museu escolar, o qual poderá ter secções destinadas às diversas disciplinas escolares.
Os trabalhos mais significativos, isto é, os mais bem pesquisados, elaborados nas diferentes disciplinas, devem ser colocados no museu.

Estratégias
-Conseguir um lugar na escola onde se organizará o espaço do museu.
-Providenciar o acervo e catalogá-lo.
-Dividir o museu em secções dos diversos ramos do conhecimento humano.

Bibliografia
ZÓBOLI. Graziella Bernardi. Práticas de Ensino,subsídios para a atividade docente.11ª edição.São Paulo.Ática 2001.









Nenhum comentário:

Postar um comentário