Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de duração: Permanente
Objetivos:
Geral:
Cooperar com os componentes curriculares para melhor aprendizagem
da comunidade escolar em parceria com a biblioteca da escola.
Específicos:
*Dar significação a aprendizagem vista em sala de aula pelo
aluno valorizando a produção do aluno no dia a dia da escola.
*Incentivar o aluno a tornar essa aprendizagem mais
significativa.
*Valorizar a cultura local, estadual,regional, nacional e /
ou internacional.
Justificativa
O museu é um instrumento de informação não só sobre o
passado mas também do presente é ele um dos encarregados de conservar a memória
histórico-social da humanidade,na escola ele (o museu pode ser um instrumento
de grande utilidade no que diz respeito a tornar a aprendizagem mais significativa,por
isso nos nossos dias toda escola deveria
ter seu museu para contar a sua história e da sociedade na qual está inserida.
Hoje o conceito de museu é dinâmico,pois ele,além de servir
para recolher,classificar,conservar e expor os objetos.também deve estimular e
divulgar pesquisas através de conferências,projeções,proporcionando aos alunos
o interesse pelos estudos.
A cooperação de todas as disciplinas é importante para o
funcionamento do museu escolar, o qual poderá ter secções destinadas às
diversas disciplinas escolares.
Os trabalhos mais significativos, isto é, os mais bem pesquisados,
elaborados nas diferentes disciplinas, devem ser colocados no museu.
Estratégias
-Conseguir um lugar na escola onde se organizará o espaço do
museu.
-Providenciar o acervo e catalogá-lo.
-Dividir o museu em secções dos diversos ramos do
conhecimento humano.
Bibliografia
ZÓBOLI. Graziella Bernardi. Práticas de Ensino,subsídios
para a atividade docente.11ª edição.São Paulo.Ática 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário