Nome do Projeto: Índios
Brasileiros
Professor Idealizador: Telmo
Carlos de Oliveira
Público alvo: Educação
Básica
Tempo de duração: a
combinar
Culminância: a
combinar
Objetivos da
Aprendizagem
*Língua Portuguesa:
Incentivar o educando a conhecer a história indígena do
nosso país, estado, região e município através de leituras de textos e
interpretações dos mesmos,criar poesias referentes a esse tema e apresentá-la
em sala de aula ou na culminância do projeto como também dar asas à imaginação
do aluno para ele criar.
*Literatura:
Apresentar o papel do
índio na Literatura brasileira nos diversos estilos de época que constituem a
nossa literatura explorar os romances e poesias indianistas presentes e
abundantes em obras românticas e
modernistas brasileiras como também no movimento de literatura de informação.
*Redação:
Buscar trabalhar temas de redação voltados para o índio não
só no passado histórico-literário, mas procurar confrontar o passado indígena com a problemática presente em
nossos dias com os primeiros habitantes do
nosso país.
*Arte:
Apresentar e explorar a arte indígena não só brasileira, mas
confrontar essa expressão da cultura com os povos que nos rodearam no passado
com suas características semelhantes e diferentes, mostrar a maneira como expressavam sua cultura
através da religiosidade e das crenças. Apresentar o artesanato indígena como
manifestação cultural desse retalho da cultura brasileira.
*História:
Trabalhar o processo histórico-social que envolve as nações
indígenas que viviam em território brasileiro, como essas nações foram
exploradas e extintas e a sua problemática hoje.
*Geografia:
Mostrar as lutas pela terra, a vida e o papel de cada membro
da família para a tribo e o massacre que esses povos viveram situar onde viviam
cada povo no passado e identificar os que existem hoje.
*Ciências /Biologia:
Trabalhar o modo de vida do índio sua alimentação, sua
ligação com a terra e a mata.
*Ensino Religioso:
Conhecer a cultura e
trabalhar as missões evangelizadoras em que a evangelização serviu para
descaracterizar essas culturas.
*Língua Estrangeira
Moderna:
Confrontar o passado indígena brasileiro com o do país do
qual se estuda a língua ou colônias desses países.
Justificativa
Neste Projeto tratamos da questão indígena no Brasil desde as
suas primeiras manifestações em nossa História, visto que o país vencia hoje a
questão indígena das demarcações de terras as mortes de índios e questões
discriminatórias com esse povo que é parte da cultura brasileira e que
antecederam a presente civilização e contribuíram para que se chegasse até
aqui,procuramos apontar o dever de respeito a diversidade cultural tão falada
em nossos dias e pra isso é necessário conhecermos um pouco dos povos que aqui
habitavam antes dos povos europeus invadirem essas terras.
É papel da Escola enquanto instituição de Ensino trazer para
dentro dos seus limites esse tema que não é apenas social mas antes de tudo
histórico.
Estratégias
*Pesquisa e leitura sobre o tema Indígena.
*Palestras sobre a problemática.
*Criação de maquetes e reprodução de obras referentes ao
tema em questão.
*Apresentação de peças teatrais sobre o tema.
*Apresentação de vídeo
sobre a questão indígena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário