Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Tema: Símbolos e Canções Nacionais Oficiais do Brasil
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de Duração: a combinar
Objetivos da
Aprendizagem em:
Língua Portuguesa:
escutar as letras das músicas nacionais oficiais e interpretá-las e observar a
organização textual e aspectos gramaticais.
Literatura:
Trabalhar o aspecto identificador do nacionalismo romântico.
Arte: Conhecer,
interpretar e fazer reprodução dos
diversos símbolos nacionais estaduais e municipais atuais e as bandeiras e brasões imperiais,
cantar as músicas oficiais nacionais.
Pluralidade Cultural:
mostrar que esses símbolos e canções nos unem enquanto nação brasileira e nos
identificam internacionalmente, eles nos
mostram que temos um passado e história em comum.
História:
Trabalhar o processo da Independência desde as lutas até a consolidação como
também a nossa identidade como nação.
Geografia:
Trabalhar a situação geoeconômica do na época do processo de Independência.
Justificativa
O processo
de Independência na escola tem se resumido ao desfile que acontece todos os
anos no sete de setembro muitas vezes descontextualizado com a realidade do
assunto ao qual está ligado. Neste projeto de Gincana procuramos despertar o
aluno para a realidade da independência que acontece a cada luta nossa pela
democracia e pela nossa cidadania, e mostrar ao aluno que ele precisa se
envolver com o processo de independência não só na avenida mas na escola que
ele saiba que a independência não foi apenas no sete de setembro de mil
oitocentos e vinte e dois mas que ela acontece todos os dias na nossa vida.
Estratégias
-Pesquisa em livros, internet, revistas sobre o processo de
independência do Brasil, os símbolos e canções oficiais nacionais.
- Formar grupos de alunos para estudar os temas e no dia
pré-determinado convidar os alunos para o momento de apresentação de tarefas
onde os alunos responderão as perguntas.
- Criação de uma comissão julgadora das tarefas.
Tarefas
Cada turma envolvida
no projeto deverá:
* Apresentar as letras
dos hinos (Nacional, da Independência, da República, da bandeira, de Sergipe e
de Propriá) com os autores da letra e música.
* Interpretação das
letras do Hino Nacional e da Independência.
*Cantar o Hino
Nacional e da Independência.
*Desenhar e falar sobre
os Símbolos Nacionais. (Armas Nacionais e Selo Nacional e Bandeira Nacional)
*Interpretar a
Bandeira Nacional.
*Mostrar as normas de apresentação da Bandeira
Nacional.
*Pesquisa sobre o
quadro de Pedro Américo
*Pesquisar e mostrar
o Romantismo como elemento identificador da Identidade Nacional.
* Pesquisar e
apresentar as biografias de Tiradentes,
D.Pedro I e Marechal Deodoro da Fonseca.
* Fazer parte do
desfile cívico que acontecerá na avenida dia sete de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário