sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto Dia da Consciência Negra



 
 Nome do Projeto: Projeto Dia da Consciência Negra
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação básica
Tempo de duração: a combinar
Culminância: Semana da consciência Negra

Objetivos da aprendizagem

*Língua Portuguesa 

Trazer textos que tratem do respeito ao outro sem discriminação de cor para o debate em sala de aula, recitação de poesia  sobre a nação negra brasileira.

*Literatura

Pesquisa e conhecimento e a prática da Literatura Negra Brasileira( Castro Alves, Bernardo Guimarães, Cruz e Souza, Lima Barreto, etc.)

*Redação
 Criação de textos poéticos de vários Gêneros a respeito do Negro no Brasil através da História.

*Arte
Trabalhar a cultura Afro-brasileira em sala de aula com o aluno, crenças, valores, religiosidade do negro antes e depois da chegada no Brasil.

*História
Conhecer a História Negra no Brasil, seu início, a escravidão negra, as consequências da Aprovação da Lei Áurea para a comunidade Negra brasileira, as lutas negras pela Abolição, conhecimento dos focos de resistência Negra nos diversos lugares do Brasil, o movimento, Voluntários da Pátria, Pesquisa a respeito do surgimento dessa data no calendário cívico brasileiro, pesquisar a biografia de Zumbi dos Palmares  apresentação da Lei  10639/03 etc.

*Geografia
Conhecer locais através do estudo da Geografia onde a escravidão se desenvolveu com maior intensidade e porque, como por exemplo, a serra da Barriga no Quilombo dos Palmares em Alagoas.

*Ciências
Explorar os tipos de comidas e bebidas que os negros utilizavam para se alimentarem, estudar  a anatomia humana a respeito da cor da pele que é apenas uma diferença mas que não que essa diferença não interfere no caráter da pessoa.

*Ensino Religioso
Mostrar através dos diversos credos que Deus criou todos iguais perante ele e não discrimina ninguém pela cor da pele. Deus acolhe a todos que procuram andar de acordo com a vontade Dele.
Trabalhar o respeito ao outro, independente da cor raça, credo ou qualquer outro tipo de característica humana.

*Língua Estrangeira Moderna (Inglês/Espanhol)
Traduzir para o idioma estudado texto que tratem da situação do negro atualmente na aldeia global, como também trazer textos para a nossa língua com o mesmo tema.
Apresentar a situação histórica do negro no país da língua estudada, para que se compare com a situação brasileira.

Justificativa

Diante da necessidade de trabalharmos a s diferenças na Escola e na Sociedade em que vivemos, sentimos a necessidade de exploramos essa data que não surgiu por acaso no calendário cívico brasileiro.Com isso, queremos formar um aluno de consciência não negra pelas más ações mas uma consciência negra aberta para a aceitação das diferenças.

Estratégias

#Pesquisa na biblioteca ou na internet.
#Seminários e Palestras sobre a situação da comunidade negra no Brasil.
#Levar  filmes sobre o tema do Negro no Brasil e no mundo através da História
# Promoção de uma viagem a algum reduto negro nas proximidades da comunidade e/ou visitar o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, onde viveu Zumbi.
# Outras ações que se façam necessárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário