quinta-feira, 6 de março de 2014

Projeto Machado de Assis Por Ele Mesmo



 


Nome do Projeto:
 Projeto Machado de Assis Por Ele Mesmo
Professor Idealizador:
Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo:
Alunos da Educação Básica
Tempo de duração:
A combinar
Culminância: a combinar

Objetivos:
Geral:
Proporcionar ao Educando conhecimento mais profundo da vida e obra do Escritor Machado de Assis.

Específicos:
*Pesquisar: a vida, a obra e o contexto Histórico do Rio de Janeiro e do Brasil da Época de Machado de Assis.
*Dividir a obra de Machado de Assis em Fases e classificá-la de acordo com o que expressam (a modalidade, romance, conto, crônica, etc.).
*Enfatizar a superação de Machado de Assis.
*Mostrar o contexto Realista/Naturalista na obra de Machado.
*Perceber a brasilidade em Machado.
*Observar a versatilidade na Obra de Machado.
*Trabalhar a genialidade de Machado de Assis nas Letras universais.

Componentes Curriculares Envolvidos:
Literatura, Língua Portuguesa, História, Sociologia, Filosofia, Redação, e Arte.

Justificativa:
Machado de Assis foi o maior Escritor de Todos os Tempos da Literatura Brasileira Grande é o legado dentro das nossas letras que ele deixou para as gerações posteriores, sem de falar do exemplo de superação que é a vida dele, diante desses dados biográficos cremos que os professores deveriam explorar essas qualidades como exemplo para a nossa sociedade para servir de inspiração para os nossos educandos.
Estratégias:
*pesquisas em enciclopédia, livros e revistas de literatura e na internet.
*Tornar a aprendizagem significativa através de exposições.
*Procurar músicas que estejam inclusas na obra de Machado.
*Traçar um panorama do Rio de Janeiro da Época vivida por Machado.
*Pesquisar a história da Academia Brasileira de Letras como criação de Machado.
*Trazer à tona o legado dele para a Literatura.
*Montar uma exposição sobre a Vida, a obra e o Brasil de Machado de Assis.

Avaliação:

A avaliação será feita de acordo com a participação dos educandos nas etapas estabelecidas e na culminância.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário