domingo, 4 de maio de 2014

Projeto Memórias e Histórias de Propriá-Sergipe



 
Nome do Projeto: Memórias e Histórias.
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Alunos da Educação Básica
Tempo de duração: a combinar.
Culminância: a combinar
Componente(s) Curricular(es) desencadeador(es).
Língua Portuguesa, História, e/ou Língua Estrangeira Moderna e Redação.


*Objetivo Geral:
-Conhecer as memórias e histórias do local onde a escola está inserida.
*Objetivos Específicos:
-Colher histórias e causos que contam a história do local no qual se insere a comunidade escolar.
-Construir uma coletânea de textos que contem a história da comunidade onde a escola está arraigada.
-Resgatar o conhecimento de parte da história da cidade para que se tenha uma consciência cidadã.


Justificativa;
Um dos problemas enfrentados pelas cidades hoje é a falta de conhecimento da sua própria história, e assim sendo não há uma consciência cidadã e não há preservação de monumentos nem da memória coletiva e o presente projeto procura resgatar essas memórias e histórias para que se conheça a sociedade na qual se vive para que se valorize a história local.


Estratégias

-Colher depoimentos de pessoas que moram na cidade e que conheçam a história e que possam contar para que as novas gerações conheçam também.
-Procurar nos monumentos da cidade a história contada através deles para que conheçamos o que eles nos contam.
-Pesquisar fotografias de locais e através delas colherem histórias sobre a cidade.
-Pesquisar em livros e enciclopédias o que se puder encontrar sobre a história local.


Avaliação:
A avaliação será feita através da apresentação das histórias e memórias e a construção de uma coletânea de histórias.





Projeto: É cantando que se aprende



Nome do Projeto: É cantando que se aprende
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Alunos da Educação Básica
Tempo de duração: a combinar
Culminância: a combinar
Objetivos da Aprendizagem
*Língua Portuguesa:
-Pesquisar letras de música e interpretá-las além de analisa-las sintática, morfológica e semanticamente.
*Literatura:
-Pesquisar a biografia de cantores e autores de música e o que o influenciou a criação da música escolhida.
-Trabalhar a poesia (ou letra da música).
*Redação:
- Criar poesias e/ou outros tipos de texto baseados em letras de músicas.
*Arte:
- Usar expressão corporal através de coreografia acompanhada da reprodução de músicas, Criar peças teatrais baseadas em letras de músicas como também organização de corais e cânticos dos mais diversos tipos de músicas.
-Conhecer através de pesquisas os diversos momentos e estilos da música brasileira.
*História:
- Conhecer através de pesquisas os diversos momentos que a música brasileira atravessou o contexto histórico de cada estilo como também a história dos criadores das músicas e as circunstâncias que as mesmas foram criadas.
-Pesquisar a biografia das diversas personalidades musicais.
*Geografia:
-Estudar as diversas regiões brasileiras onde se deu determinado estilo de música, o modo de vida da população e como a música influencia na vida das populações.
-Conhecer o mercado fonográfico brasileiro e o mundial.

*Ciências/Biologia:
-Pesquisar e interpretar cientificamente letras de música que possam trazer lições dentro das ciências para a sala de aula e para a vida do educando.
*Ensino Religioso:
-Estudar os diversos estilos de músicas que surgiram no contexto religioso da sociedade brasileira nas últimas décadas e as lições de vida que essas trazem, além de identificar nessas letras de música a atuação do Sagrado na vida das pessoas.
*L.E.M. (Língua Estrangeira Moderna):
Trabalhar a letra e a tradução das músicas para a  nossa língua para que seja interpretada e que haja expansão do vocabulário e aprendizado das estruturas gramaticais.

 
JUSTIFICATIVA
Nos dias atuais nos deparamos com jovens ouvindo músicas apenas por ouvir, percebendo isto decidimos usar essa situação a favor da aprendizagem, visto que a música é um instrumento eficaz na aprendizagem e que o aluno se interessa muito pelo assunto e nos valemos disto para que através da música o aluno venha descobrir o mundo maravilhoso do saber que vem embutido nas letras das canções ouvidas.

ESTRATÉGIAS
° Pesquisas na internet de letras de música.
° Conhecer a vida e a obra de cantores e autores das letras das músicas.
° Organizar corais e grupos de cantos como também saraus de músicas.
° Organizar peças teatrais baseadas em letras de música.
° Outras que surgirem.

AVALIAÇÃO
Cada professor deve avaliar  o aluno de acordo com a atuação na construção do projeto.


 



quinta-feira, 20 de março de 2014

Projeto O Sonho acabou?(A década de 1960 em Revista)




 
Nome do projeto:
Projeto O Sonho Acabou?(A década de 1960 em revista)
Professor idealizador:
Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo:
Alunos do 9º ano da EMEF. “Dep. José Medeiros”- São Brás/AL
Disciplina desencadeadora:
Língua Portuguesa

 

Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa, História, Literatura, Arte, Química, Geografia, Redação, Sociologia.
Tempo de duração:
1 mês
Culminância:
Um dia ou a combinar

 
Objetivo Geral:
Mostrar ao aluno atual como foram pujantes as manifestações culturais dos anos 1960 e como os jovens daquela época se portavam diante da vida de então.

 

Objetivos Específicos:
*Pesquisar sobre a década de 1960 nos seus vários aspectos inclusive a sociedade tanto mundial como a brasileira.
*Produzir um jornal com notícias que aconteceram nessa década.
*Trazer à baila a moda, a música, a cultura, a rebeldia, a sociedade, tudo o que lembre essa década.
*Tratar da ditadura militar que começa em 1964.
*Montar uma mostra de tudo o que for pesquisado.
*Trabalhar a filmografia referente aos anos 1960.
*Entender o momento que viveram os intelectuais nesse período.
* Conhecer os movimentos culturais, como também a cultura de um modo geral a influência do rock’n’roll.
*Mostrar a importância do rádio na difusão da cultura do período.

 
Estratégias:
*Pesquisas na internet, principal meio de  informação.
*Pesquisas com parentes como pais avós e pessoas que viveram o contexto histórico desse período.
*Montar uma amostra dos anos 60 e convidar alunos de outras turmas para ver.
*Criar um jornal dos anos 60 trazendo os acontecimentos da década.

 

Avaliação:
A avaliação do projeto fica a critério do professor, mas o mais aconselhável é a observação das equipes na construção do projeto e a partir daí se avaliar cada equipe pelo desempenho.







Bibliografia:
Cereja.William Roberto
Português: Linguagens.9º ano:língua portuguesa/William Roberto Cereja.Thereza Cochar Magalhães.- 7ª ed refom.- São Paulo: Saraiva,2012


AMOSTRA ÂNGLO-SAXÔNICA




*Nome do Projeto:
Projeto: Mostra Anglo – Saxônica
*Professor Idealizador:
Telmo Carlos de Oliveira
*Componente Curricular Desencadeador:
 Língua Inglesa
*Público Alvo:
Alunos da Educação Básica.
*Tempo de duração:
Aproximadamente um mês
*Culminância:
A combinar
 

*Objetivos da aprendizagem:
§Língua Portuguesa:
Interpretar textos e estruturas gramaticais dos textos explorados em Inglês.
§Redação:
Construção de textos sobre aquilo que se produziu ao longo do projeto e o que se idealizar dentro dos conteúdos do componente curricular.
§Literatura:
Explorar textos e conhecer autores, escritores e poetas da Língua Inglesa nos mais diversos países onde a língua é falada.
§Arte:
Pesquisar a Cultura Popular, Cultura Erudita esportes que esses países desenvolve e mostrar através de cartazes, maquetes e etc.
§História:
Conhecer a História  e as contribuições que os países de Língua Inglesa deram e ainda dão à humanidade através dos acontecimentos históricos que os envolveram e envolvem.
§Geografia:
Conhecer costumes, culturas e curiosidades dos povos que falam a Língua Inglesa e divulga-los tanto antigos como atuais.
§Ciências/Biologia:
Pesquisar os projetos científicos que esses países têm ou tiveram e mostrar em que contribuem ou contribuíram com a humanidade.

§Ensino Religioso:
Trabalhar a religião dos povos que falam a Língua Inglesa observando os avanços e curiosidades que essas religiões trazem.
Língua Estrangeira Moderna ( Inglês):
Conduzir todo o projeto na escola trazendo curiosidades de textos, traduções e literatura além de trazer um espaço destinado à gramática da  língua com suas regras diferentes e semelhantes da Língua Portuguesa.

 
*Justificativa
Observando o Ensino de Língua Inglesa nas escolas vimos que é ensinada apenas a gramática com textos mecânicos descontextualizada da cultura, literatura e história a partir daí surgiu a necessidade da criação desse projeto para conectar as partes no ensino de Língua Inglesa para que o aluno possa ter noção num contexto geral da língua.

 
*Estratégias:
-Pesquisar em livros, revistas, enciclopédias e internet o maior número de informações possíveis sobre os países de língua Inglesa.
- Construção do conhecimento através de conversas em sala entre professores e alunos em trabalhos de equipe.
- Construção de maquetes, reprodução de mapas, cópias de poesias, pesquisas de escritores e poetas.
-Pesquisar os costumes, sistema político dessas sociedades.
-Reunir todo o material pesquisado, produzido e reproduzido e expor num dia marcado pela escola.

 
*Avaliação
Expor todo o material construído, produzido e reproduzido.Cada professor poderá  usar o método que lhe convier para avaliar o aluno.







quinta-feira, 6 de março de 2014

Projeto Machado de Assis Por Ele Mesmo



 


Nome do Projeto:
 Projeto Machado de Assis Por Ele Mesmo
Professor Idealizador:
Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo:
Alunos da Educação Básica
Tempo de duração:
A combinar
Culminância: a combinar

Objetivos:
Geral:
Proporcionar ao Educando conhecimento mais profundo da vida e obra do Escritor Machado de Assis.

Específicos:
*Pesquisar: a vida, a obra e o contexto Histórico do Rio de Janeiro e do Brasil da Época de Machado de Assis.
*Dividir a obra de Machado de Assis em Fases e classificá-la de acordo com o que expressam (a modalidade, romance, conto, crônica, etc.).
*Enfatizar a superação de Machado de Assis.
*Mostrar o contexto Realista/Naturalista na obra de Machado.
*Perceber a brasilidade em Machado.
*Observar a versatilidade na Obra de Machado.
*Trabalhar a genialidade de Machado de Assis nas Letras universais.

Componentes Curriculares Envolvidos:
Literatura, Língua Portuguesa, História, Sociologia, Filosofia, Redação, e Arte.

Justificativa:
Machado de Assis foi o maior Escritor de Todos os Tempos da Literatura Brasileira Grande é o legado dentro das nossas letras que ele deixou para as gerações posteriores, sem de falar do exemplo de superação que é a vida dele, diante desses dados biográficos cremos que os professores deveriam explorar essas qualidades como exemplo para a nossa sociedade para servir de inspiração para os nossos educandos.
Estratégias:
*pesquisas em enciclopédia, livros e revistas de literatura e na internet.
*Tornar a aprendizagem significativa através de exposições.
*Procurar músicas que estejam inclusas na obra de Machado.
*Traçar um panorama do Rio de Janeiro da Época vivida por Machado.
*Pesquisar a história da Academia Brasileira de Letras como criação de Machado.
*Trazer à tona o legado dele para a Literatura.
*Montar uma exposição sobre a Vida, a obra e o Brasil de Machado de Assis.

Avaliação:

A avaliação será feita de acordo com a participação dos educandos nas etapas estabelecidas e na culminância.