quinta-feira, 20 de março de 2014

AMOSTRA ÂNGLO-SAXÔNICA




*Nome do Projeto:
Projeto: Mostra Anglo – Saxônica
*Professor Idealizador:
Telmo Carlos de Oliveira
*Componente Curricular Desencadeador:
 Língua Inglesa
*Público Alvo:
Alunos da Educação Básica.
*Tempo de duração:
Aproximadamente um mês
*Culminância:
A combinar
 

*Objetivos da aprendizagem:
§Língua Portuguesa:
Interpretar textos e estruturas gramaticais dos textos explorados em Inglês.
§Redação:
Construção de textos sobre aquilo que se produziu ao longo do projeto e o que se idealizar dentro dos conteúdos do componente curricular.
§Literatura:
Explorar textos e conhecer autores, escritores e poetas da Língua Inglesa nos mais diversos países onde a língua é falada.
§Arte:
Pesquisar a Cultura Popular, Cultura Erudita esportes que esses países desenvolve e mostrar através de cartazes, maquetes e etc.
§História:
Conhecer a História  e as contribuições que os países de Língua Inglesa deram e ainda dão à humanidade através dos acontecimentos históricos que os envolveram e envolvem.
§Geografia:
Conhecer costumes, culturas e curiosidades dos povos que falam a Língua Inglesa e divulga-los tanto antigos como atuais.
§Ciências/Biologia:
Pesquisar os projetos científicos que esses países têm ou tiveram e mostrar em que contribuem ou contribuíram com a humanidade.

§Ensino Religioso:
Trabalhar a religião dos povos que falam a Língua Inglesa observando os avanços e curiosidades que essas religiões trazem.
Língua Estrangeira Moderna ( Inglês):
Conduzir todo o projeto na escola trazendo curiosidades de textos, traduções e literatura além de trazer um espaço destinado à gramática da  língua com suas regras diferentes e semelhantes da Língua Portuguesa.

 
*Justificativa
Observando o Ensino de Língua Inglesa nas escolas vimos que é ensinada apenas a gramática com textos mecânicos descontextualizada da cultura, literatura e história a partir daí surgiu a necessidade da criação desse projeto para conectar as partes no ensino de Língua Inglesa para que o aluno possa ter noção num contexto geral da língua.

 
*Estratégias:
-Pesquisar em livros, revistas, enciclopédias e internet o maior número de informações possíveis sobre os países de língua Inglesa.
- Construção do conhecimento através de conversas em sala entre professores e alunos em trabalhos de equipe.
- Construção de maquetes, reprodução de mapas, cópias de poesias, pesquisas de escritores e poetas.
-Pesquisar os costumes, sistema político dessas sociedades.
-Reunir todo o material pesquisado, produzido e reproduzido e expor num dia marcado pela escola.

 
*Avaliação
Expor todo o material construído, produzido e reproduzido.Cada professor poderá  usar o método que lhe convier para avaliar o aluno.







quinta-feira, 6 de março de 2014

Projeto Machado de Assis Por Ele Mesmo



 


Nome do Projeto:
 Projeto Machado de Assis Por Ele Mesmo
Professor Idealizador:
Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo:
Alunos da Educação Básica
Tempo de duração:
A combinar
Culminância: a combinar

Objetivos:
Geral:
Proporcionar ao Educando conhecimento mais profundo da vida e obra do Escritor Machado de Assis.

Específicos:
*Pesquisar: a vida, a obra e o contexto Histórico do Rio de Janeiro e do Brasil da Época de Machado de Assis.
*Dividir a obra de Machado de Assis em Fases e classificá-la de acordo com o que expressam (a modalidade, romance, conto, crônica, etc.).
*Enfatizar a superação de Machado de Assis.
*Mostrar o contexto Realista/Naturalista na obra de Machado.
*Perceber a brasilidade em Machado.
*Observar a versatilidade na Obra de Machado.
*Trabalhar a genialidade de Machado de Assis nas Letras universais.

Componentes Curriculares Envolvidos:
Literatura, Língua Portuguesa, História, Sociologia, Filosofia, Redação, e Arte.

Justificativa:
Machado de Assis foi o maior Escritor de Todos os Tempos da Literatura Brasileira Grande é o legado dentro das nossas letras que ele deixou para as gerações posteriores, sem de falar do exemplo de superação que é a vida dele, diante desses dados biográficos cremos que os professores deveriam explorar essas qualidades como exemplo para a nossa sociedade para servir de inspiração para os nossos educandos.
Estratégias:
*pesquisas em enciclopédia, livros e revistas de literatura e na internet.
*Tornar a aprendizagem significativa através de exposições.
*Procurar músicas que estejam inclusas na obra de Machado.
*Traçar um panorama do Rio de Janeiro da Época vivida por Machado.
*Pesquisar a história da Academia Brasileira de Letras como criação de Machado.
*Trazer à tona o legado dele para a Literatura.
*Montar uma exposição sobre a Vida, a obra e o Brasil de Machado de Assis.

Avaliação:

A avaliação será feita de acordo com a participação dos educandos nas etapas estabelecidas e na culminância.
 

Projeto Estilos de Época em Revista


 
Nome do Projeto:
Projeto Estilos de Época em Revista.
Professor Idealizador:
Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo:
Alunos da Educação Básica.
Tempo de duração : a combinar
Culminância: a depender do que for realizado na escola se for tudo descrito no projeto leva mais ou menos uns 3 a 4 dias.
Objetivos:
Geral: Conhecer a História da Literatura Através dos Estilos de Época.
Específicos:
*Trabalhar os Estilos de Época individualmente nos mais diversos aspectos.
*Enfatizar o contexto histórico em cada Estilo de Época da Literatura.
*Trabalhar as Biografias dos Escritores.
*Analisar literariamente as obras.


Componentes Curriculares envolvidos:
Literatura, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês/Espanhol),Arte, História, Biologia(Ciências), Filosofia, Sociologia.



Justificativa
O Ensino de Literatura hoje nas escolas, sido fragmentado, ensinando-se apenas biografias de escritores e obras isoladas e descontextualizadas dos Estilos de Época foi por isso que sentimos a necessidade de focalizar a atenção do estudante da Educação Básica para os Estilos de Época afim de condensar mais o ensino dessa matéria e torná-lo mais eficaz.


 

Estratégias:
+Pesquisa em livros, enciclopédias e internet sobre os Estilos de época em Literatura.
+Explorar os conteúdos em sala junto com os alunos.
+Dividir as turmas por estilo.
+Preparar uma exposição coletiva para amostra do projeto.
+ Promover saraus, exposições musicais, peças teatrais, recitais de poesias  apresentações de fantoches, e exposições de trabalhos palpáveis para o melhor entendimento do contexto histórico do Estilo e das obras.

Avaliação
A avaliação será feita baseada no trabalho antecedente à exposição e na própria exposição pesquisado e realizado pelos alunos.


 



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto Dia da Consciência Negra



 
 Nome do Projeto: Projeto Dia da Consciência Negra
Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação básica
Tempo de duração: a combinar
Culminância: Semana da consciência Negra

Objetivos da aprendizagem

*Língua Portuguesa 

Trazer textos que tratem do respeito ao outro sem discriminação de cor para o debate em sala de aula, recitação de poesia  sobre a nação negra brasileira.

*Literatura

Pesquisa e conhecimento e a prática da Literatura Negra Brasileira( Castro Alves, Bernardo Guimarães, Cruz e Souza, Lima Barreto, etc.)

*Redação
 Criação de textos poéticos de vários Gêneros a respeito do Negro no Brasil através da História.

*Arte
Trabalhar a cultura Afro-brasileira em sala de aula com o aluno, crenças, valores, religiosidade do negro antes e depois da chegada no Brasil.

*História
Conhecer a História Negra no Brasil, seu início, a escravidão negra, as consequências da Aprovação da Lei Áurea para a comunidade Negra brasileira, as lutas negras pela Abolição, conhecimento dos focos de resistência Negra nos diversos lugares do Brasil, o movimento, Voluntários da Pátria, Pesquisa a respeito do surgimento dessa data no calendário cívico brasileiro, pesquisar a biografia de Zumbi dos Palmares  apresentação da Lei  10639/03 etc.

*Geografia
Conhecer locais através do estudo da Geografia onde a escravidão se desenvolveu com maior intensidade e porque, como por exemplo, a serra da Barriga no Quilombo dos Palmares em Alagoas.

*Ciências
Explorar os tipos de comidas e bebidas que os negros utilizavam para se alimentarem, estudar  a anatomia humana a respeito da cor da pele que é apenas uma diferença mas que não que essa diferença não interfere no caráter da pessoa.

*Ensino Religioso
Mostrar através dos diversos credos que Deus criou todos iguais perante ele e não discrimina ninguém pela cor da pele. Deus acolhe a todos que procuram andar de acordo com a vontade Dele.
Trabalhar o respeito ao outro, independente da cor raça, credo ou qualquer outro tipo de característica humana.

*Língua Estrangeira Moderna (Inglês/Espanhol)
Traduzir para o idioma estudado texto que tratem da situação do negro atualmente na aldeia global, como também trazer textos para a nossa língua com o mesmo tema.
Apresentar a situação histórica do negro no país da língua estudada, para que se compare com a situação brasileira.

Justificativa

Diante da necessidade de trabalharmos a s diferenças na Escola e na Sociedade em que vivemos, sentimos a necessidade de exploramos essa data que não surgiu por acaso no calendário cívico brasileiro.Com isso, queremos formar um aluno de consciência não negra pelas más ações mas uma consciência negra aberta para a aceitação das diferenças.

Estratégias

#Pesquisa na biblioteca ou na internet.
#Seminários e Palestras sobre a situação da comunidade negra no Brasil.
#Levar  filmes sobre o tema do Negro no Brasil e no mundo através da História
# Promoção de uma viagem a algum reduto negro nas proximidades da comunidade e/ou visitar o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, onde viveu Zumbi.
# Outras ações que se façam necessárias.