quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projeto Dia das Mães







Nome do Projeto: Projeto Dia das Mães

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira

Público Alvo: Ensino Fundamental

Tempo de duração: 1 mês

Culminância: Sexta Feira anterior ao Dia das                     Mães

 

        Objetivo da Aprendizagem

 

*Língua Portuguesa

  Pesquisar e recitar poesias que tratem desta data comemorativa no mundo cristão.

 

*Literatura

  Trabalhar com recitação de jograis  e  poesias como também apresentação de peças teatrais em homenagem as mães.

 

*Redação

 Criação de textos como, pensamentos, poemas, cartinhas e historinhas para as mães.

 

*Arte

Criar cartazes, cartões e painéis referentes a essa data como também repetir atividades que se realizam em Literatura e Língua Portuguesa, além de decorar a Escola para recepcionar as Mães.

 

*História

 Pesquisar a história do Dia das Mães e apresentá-la na escola além de ressaltar o papel da mulher como mãe nas civilizações antigas e nos dias de hoje.

Apresentar biografias de mães e seus feitos  que servem de exemplos para a sociedade.

 

*Geografia

  Conhecer a história e o contexto histórico do país onde aconteceu o primeiro Dia das Mães além do aquecimento da economia  com esse feriado,qual a importância dele para o comércio brasileiro.

 

*Ensino Religioso

  Tratar da importância da Mãe como figura importante na família e o papel que a mesma desempenha no seio familiar procurar mostrar biblicamente  o papel da mãe como mulher sábia e o respeito que os filhos devem aos pais.

 

*Língua Estrangeira Moderna (Inglês)

  Criar textos na língua estudada e traduzir textos e canções e apresentá-los na escola.

 

 

                          Justificativa

Os dias que a sociedade brasileira atravessa onde impera o desrespeito na família, a Escola enquanto instituição formadora de consciências precisa resgatar valores que ao longo do tempo estão se perdendo, como a preservação do respeito à figura dos pais e a mãe é a figura que ameniza todas as situações difíceis que surge.É ela que faz com que tudo corra em paz muitas vezes a duras penas.Diante da constatação dessa realidade é mais do que merecida uma homenagem para uma figura tão importante na família e na sociedade que tanto necessita do carinho e sabemos que só o coração de mãe abriga o carinho que todos precisam.

 
                                          Estratégias

 

*Criação e envio de convites para a festa da mamãe,

*Criação de lembrancinhas,

*Criação de cartazes,

*Apresentação de Músicas,

*Apresentação de peças teatrais referentes ao tema

*Confecção de Saches.

*Confecção de lembrancinhas.

*O que surgir referente além do citado acima que for pertinente à data.
 
 

 
                         Origem do Dia das Mães

Dia das Mães no Brasil - Conheça a História e a Origem do Dia das Mães

A história do dia das mães no Brasil e no mundo, tradições e curiosidades sobre esta data comemorativa.


O dia das mães no Brasil é considerada a melhor data para o comércio, o amor dos filhos por suas mães movimenta o comércio e também os corações de seus filhos amados.

Existem muitas histórias e tradições sobre o dia das mães, nosso objetivo é abordar as principais comemorações de dia das mães no Brasil e no mundo.

As mais antigas celebrações do Dia das Mães remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.

Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo..

 

A história do dia das mães no Brasil


O dia das mães no Brasil, a história e a origem dessa data comemorativa.


A história do dia das mães tem origens e datas distintas, no Brasil, atualmente o Dia da Mãe é no 2º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo, neste ano de 2013 o dia das mães será comemorado no dia 12 de maio.

Além de ser uma data com simbolismo religioso, baseado na Mãe de Cristo, essa comemoração ganhou força através do comércio que encontrou uma data boa para alavancar as vendas, no entanto, mais do que uma data que movimenta o comércio o que importa realmente é ter um dia especial para comemorar o Dia das Mães no Brasil, para que todos nós filhos, possamos fazer uma linda homenagem para a mulher mais importante de nossa vida.

Seja no Brasil ou em qualquer país do mundo o que realmente importa quando falamos de mãe é o amor e o carinho que essa figura nos passa e um dia apenas é pouco pois todos os dias são dias das mães.

A história do dia das mães na Inglaterra


Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

A História do dia das mães nos Estados Unidos


Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A idéia de Anna Jarvis - A origem da comemoração no mundo


A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Anna Jarvis fundou o dia das mães em memória a sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis. Desde então todo mundo começou a comemorar oficialmente essa data.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

 

 

Projeto Índios Brasileiros





Nome do Projeto: Índios Brasileiros

Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira

Público alvo: Educação Básica

Tempo de duração: a combinar

Culminância: a combinar

Objetivos da Aprendizagem

 
*Língua Portuguesa:

Incentivar o educando a conhecer a história indígena do nosso país, estado, região e município através de leituras de textos e interpretações dos mesmos,criar poesias referentes a esse tema e apresentá-la em sala de aula ou na culminância do projeto como também dar asas à imaginação do aluno para ele criar.

 
*Literatura:

Apresentar o  papel do índio na Literatura brasileira nos diversos estilos de época que constituem a nossa literatura explorar os romances e poesias indianistas presentes e abundantes em obras românticas  e modernistas brasileiras como também no movimento de literatura de informação.

 
*Redação:

Buscar trabalhar temas de redação voltados para o índio não só no passado histórico-literário, mas procurar confrontar o passado  indígena com a problemática presente em nossos dias com os primeiros habitantes do  nosso país.

*Arte:

Apresentar e explorar a arte indígena não só brasileira, mas confrontar essa expressão da cultura com os povos que nos rodearam no passado com suas características semelhantes e diferentes, mostrar  a maneira como expressavam sua cultura através da religiosidade e das crenças. Apresentar o artesanato indígena como manifestação cultural desse retalho da cultura brasileira.

 
*História:

Trabalhar o processo histórico-social que envolve as nações indígenas que viviam em território brasileiro, como essas nações foram exploradas e extintas e a sua problemática hoje.

 
*Geografia:

Mostrar as lutas pela terra, a vida e o papel de cada membro da família para a tribo e o massacre que esses povos viveram situar onde viviam cada povo no passado e identificar os que existem hoje.

 
*Ciências /Biologia:

Trabalhar o modo de vida do índio sua alimentação, sua ligação com a terra e a mata.

 
*Ensino Religioso:

Conhecer  a cultura e trabalhar as missões evangelizadoras em que a evangelização serviu para descaracterizar essas culturas.

 
*Língua Estrangeira Moderna:

Confrontar o passado indígena brasileiro com o do país do qual se estuda a língua ou colônias desses países.

 

 

                                       Justificativa

 

Neste Projeto tratamos da questão indígena no Brasil desde as suas primeiras manifestações em nossa História, visto que o país vencia hoje a questão indígena das demarcações de terras as mortes de índios e questões discriminatórias com esse povo que é parte da cultura brasileira e que antecederam a presente civilização e contribuíram para que se chegasse até aqui,procuramos apontar o dever de respeito a diversidade cultural tão falada em nossos dias e pra isso é necessário conhecermos um pouco dos povos que aqui habitavam antes dos povos europeus invadirem essas terras.

É papel da Escola enquanto instituição de Ensino trazer para dentro dos seus limites esse tema que não é apenas social mas antes de tudo histórico.

 

 

 

                                     Estratégias

 

 

*Pesquisa e leitura sobre o tema Indígena.

*Palestras sobre a problemática.

*Criação de maquetes e reprodução de obras referentes ao tema em questão.

*Apresentação de peças teatrais sobre o tema.

*Apresentação  de vídeo sobre a questão indígena.

 

 

 

 

terça-feira, 5 de março de 2013

Projeto Jornal Escolar



Projeto Jornal Escolar

Professor  responsável:Telmo Carlos de Oliveira.
Público Alvo: Comunidade Escolar.

Objetivos:

-Geral: Mobilizar o aluno a estar informado sobre o seu tempo.

-Específicos:
* despertar no aluno o interesse pela informação.
* incentivar o aluno a avaliar os fatos do seu tempo.
* desenvolver a oralidade.
* promover o trabalho em equipe.
* dar ideia do trabalho jornalístico.
*desenvolver relações humanas e sociais entre os alunos
* ser um meio de aproximação da escola com o lar e com a comunidade
*levar o aluno a aperfeiçoar-se na linguagem oral e/ou escrita,no ato da comunicação.
*deixar transparecer em seu conteúdo as atividades e o dinamismo da escola.
*cultivar os sentimentos de solidariedade humana.
*ressaltar os eventos cívicos.
*permitir que se revelem as vocações jornalísticas e literárias dos alunos.

Justificativa
Desde a antiguidade o homem tem sede de se informar e divulgar essas informações vê – se isso quando ele pintava o que via e pensava nas paredes das cavernas.
Na atualidade, é urgente que o aluno fique informado sobre a época em que vive. Para isso, é necessário que seja desenvolvido nele o hábito da informação, assim sendo, é papel da escola  incentivá-lo a se informar e não existe lugar melhor para isso do que a própria escola e o jornal escolar é um excelente meio de incentivar o aluno a buscar as informação do seu interesse e divulgar essas informações na própria escola sob a orientação de um professor e assim desenvolver no aluno a oralidade e o senso de pesquisa.

Estratégias

# Criar uma equipe para discussão sobre o jornal.
# Dividir as secções do Jornal.
# Ir em busca de  informações para cada secção.
#  Montar o jornal em sala de aula sob a orientação do professor.
# Apresentar o produto pronto para os colegas em aula.
# Expor o jornal em um local acessível a todos na escola.

Bibliografia

SIQUEIRA & BERTOLIN,Português Dinâmico,8ª série.IBEP. São Paulo.
ZÓBOLI,Graziella.Práticas de Ensino,Subsídios para a atividade docente.2ª edição. Ática.São Paulo,2001.

                       Jornal Escolar

O  jornal escolar  deve ser elaborado pelos próprios alunos sob  a orientação de um professor.Pode ser xerocado,falado ou mural.
Deve ser prestigiado pela  direção da escola e pelos próprios alunos e professores.Assim será mais fácil a obtenção de seus objetivos.

Jornal Mural – consiste numa cópia única presa a um muro ou parede para que todos vejam e leiam.

Jornal  falado -  assuntos é parecido com os noticiários de televisão ou rádio em que cada locutor lê noticias ou diversos.

Jornal Impresso -  consiste numa ou várias páginas distribuídas conforme os assuntos que o compõem.Assim, o jornal poderá ter secções de:

Editorial:
 É a opinião  do jornal sobre determinado assunto.

Artigo :
 É o tipo de matéria que se ensina.

Reportagem :
 Relato detalhado e em geral com ilustrações sobre algum fato ou assunto.

Entrevista:
Apresenta declarações sobre uma personalidade.

Noticiário:
 É a apresentação de acontecimentos do momento,podendo ser de teor político,social ou esportivo

Publicidade:
É a propaganda incluída em diferentes páginas.

Nota:
Aborda e focaliza fatos da atualidade,geralmente ocupando espaço pequeno do jornal.

Demais secções:

ATUALIDADES:
Noticiário de caráter geral, mas que interesse aos alunos,como descobertas,inaugurações de obras,assuntos de ensino,etc.

ARTES:
Notícias sobre arte,apresentação de desenhos,artesanatos e tudo o        que se referir a arte.


MÚSICA:
Notícias sobre músicas,letras de músicas,comentários sobre o autor,o cantor  a letra da música ,etc.

LITERATURA:
Nomes de livros interessantes resumos de livros,trechos de livros poesias,autores,etc.

TV. CINEMA e TEATRO:
Nomes  dos melhores filmes e peças de teatro em cartaz,comentários sobre os artista,filmes e peças,etc.

HUMORISMO:
Piadas e brincadeiras.Desenhos humorísticos.

ESPORTES:
Noticiário sobre as diversas atividades esportivas da escola,times jogadores,etc.

SOCIAIS:
Festas,aniversários de colegas,professores,funcionários,etc.

CULINÁRIA:
Trata de receita e hábitos alimentares.

MODA:
Vai tratar de tudo o que diz respeito ao universo da moda.

ECONOMIA:
Vai abordar sobre assuntos referentes a economia.

RECREAÇÃO:
Vai abordar  sobre brincadeiras e tudo o que envolva brincadeiras.

RELIGIÃO:
Vai tratar de conteúdos de cunho religioso que estejam em evidência na sociedade.


A Sala poderá ser dividida em equipes conforme as seções do jornal e cada seção terá seu chefe.













segunda-feira, 4 de março de 2013

PROJETO: Museu Escolar





Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de duração: Permanente

Objetivos:

Geral:
Cooperar com os componentes curriculares para melhor aprendizagem da comunidade escolar em parceria com a biblioteca da escola.

Específicos:
*Dar significação a aprendizagem vista em sala de aula pelo aluno valorizando a produção do aluno no dia a dia da escola.

*Incentivar o aluno a tornar essa aprendizagem mais significativa.
*Valorizar a cultura local, estadual,regional, nacional e / ou internacional.

Justificativa

O museu é um instrumento de informação não só sobre o passado mas também do presente é ele um dos encarregados de conservar a memória histórico-social da humanidade,na escola ele (o museu pode ser um instrumento de grande utilidade no que diz respeito a tornar a aprendizagem mais significativa,por isso nos nossos dias  toda escola deveria ter seu museu para contar a sua história e da sociedade na qual está inserida.
Hoje o conceito de museu é dinâmico,pois ele,além de servir para recolher,classificar,conservar e expor os objetos.também deve estimular e divulgar pesquisas através de conferências,projeções,proporcionando aos alunos o interesse pelos estudos.
A cooperação de todas as disciplinas é importante para o funcionamento do museu escolar, o qual poderá ter secções destinadas às diversas disciplinas escolares.
Os trabalhos mais significativos, isto é, os mais bem pesquisados, elaborados nas diferentes disciplinas, devem ser colocados no museu.

Estratégias
-Conseguir um lugar na escola onde se organizará o espaço do museu.
-Providenciar o acervo e catalogá-lo.
-Dividir o museu em secções dos diversos ramos do conhecimento humano.

Bibliografia
ZÓBOLI. Graziella Bernardi. Práticas de Ensino,subsídios para a atividade docente.11ª edição.São Paulo.Ática 2001.









quinta-feira, 21 de junho de 2012

Meio Ambiente:Preservar para sobreviver.

 


Nome do Projeto: Meio Ambiente:Preservar para sobreviver.
 Professor Idealizador: Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Educação Básica
Tempo de duração: a combinar na Escola.
Culminância: a combinar

 
 Objetivos da Aprendizagem

*LÍNGUA PORTUGUESA:
- Leitura,produção e  interpretação de textos sobre a preservação do Meio-Ambiente
-Criação de poesias sobre preservação do meio-ambiente.
-Palestras e seminários sobre a preservação do Meio-Ambiente.

*LITERATURA:
-Leitura  de obras da literatura onde há destaques para a natureza e tentar apresentar essas obras através de jogral e recitações de poesia ou peças teatrais.

*REDAÇÃO:

-Produção de textos e debates sobre temas referentes ao Meio-Ambiente.

ARTE:
-Produção de  cartazes,utilização de letras de música e poesias para conscientização,pinturas referentes ao meio ambiente,como também apresentação de peças teatrais sobre o tema em destaque.

HISTÓRIA/GEOGRAFIA:
-Trabalhar o desmatamento através do tempo;
-Alertar para a questão do Aquecimento Global;
-Trabalhar o processo industrial e sua ação sobre o Meio-Ambiente.

CIÊNCIAS/BIOLOGIA:
 -Trabalhar temas referentes a Ecologia e temas referentes ao Meio Ambiente.
-Trabalhar o destino do lixo nas grandes cidades.
-Introduzir na escola a coleta seletiva e a reciclagem.


*ENSINO RELIGIOSO:
-Trabalhar a natureza como criação e dádiva de Deus.Trabalhar a degradação humana através das drogas,prostituição e vícios como também a  violência.
-Mostrar o homem como parte da natureza do planeta Terra.

*LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA:
Tradução de textos referentes ao Meio-Ambiente e exploração dos temas em Língua Estrangeira.


 
JUSTIFICATIVA

A observação das mundanças climáticas e a vida moderna que a cada dia  vai se degradando o Meio Ambiente,sentimos a necessidade  de trazer para a escola o tema para ser trabalhado pela comunidade escolar,assim pensando,procuraremos com atitudes buscar alternativas para uma educação ambiental fundamentada na prática, no meio escolar.


ESTRATÉGIAS
 -Pesquisa do tema:Meio-Ambiente.
-Criações de ações práticas na escola para arborizar o ambiente escolar.
-Solicitar dos alunos plantas para decorar e arborizar o ambiente da escola.
-Trabalhar a origem dos nomes das espécies de plantas e animais.
-Outras acões.

 









quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Folk Lore



 

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Definição
O termo folclore (folklore) aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da línguainglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passa a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.
À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época.




No século XIX, a pesquisa folclórica se espalha por toda a Europa, com a concientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbano. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Qual a origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Características do fato folclórico
Para se determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve que apresentar as seguintes características:
Tradicionalidade: vem se transmitindo geracionalmente.
Oralidade: é transmitido pela palavra falada.
Anonimato: não tem autoria.
Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer.
Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato.
Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites.
Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado.
As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato podem não ser encontrados em todos os fatos folclóricos como no caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente.

Campos do Folclore

1- Música
2- Danças e festas
3- Linguagem
4- Usos e costumes
5- Brinquedos e brincadeiras
6- Lendas, mitos e contos
7- Crenças e superstições
8- Arte e artesanato
1- Música
Caracteriza-se pela simplicidade, monotonia e lentidão. Sua origem pode estar ligada a uma música popular cujo autor foi esquecido ou pode ter sido criada espontâneamente pelo povo. Observa-se a música folclorica sobretudo em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas.
São exemplos: cantigas de roda
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha
vamos todos cirandar
vamos dar a meia-volta
volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano
entre dentro dessa roda
diga um verso bem bonito
diga adeus e vá-se embora
Ouça algumas cantigas de roda:



acalantos;
modinhas;
cantigas de trabalho;
serenatas;
cantos de velório;

O velório é uma cerimônia fúnebre na qual os parentes e amigos da pessoa falecida vão dar o último adeus antes da cremação ou do enterro. Sua duração é variada: de poucas horas a mais de um dia, podendo inclusive acontecer durante a madrugada.
O velório também é visto como um intervalo de tempo dado para aquele que parece estar morto na esperança de que não esteja realmente. Há algumas doenças e situações em que não se morre mas os sinais são típicos de um morto: o coração para, os sinais vitais cessam. Mitos populares dizem que há casos de pessoas que ficaram até uma semana em estados assim e "voltaram à vida" como se nada tivesse acontecido, como alguém que volta de um coma.


(Fonte:MiniWeb Educação)






                             

 Idealizador: Professor Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Alunos da Educação Básica
Tempo de duração: 1 mês
Culminância: 1 dia(ou a depender da disponibilidade da Escola)




 
 OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

LÍNGUA PORTUGUESA:
*Trabalhar os contos e lendas,provérbios,advinhações,anedotas,piadas,etc.


LITERATURA:
*Em conjunto com o Componente Curricular Língua Portuguesa,trabalhar os contos e histórias de imaginação popular e trabalhar a cultura popular dentro da Literatura e explorar essa imaginação de diversas formas.
Trabalhar a Literatura de Cordel como manifestação típica do nordeste brasileiro.

HISTÓRIA:
*Trabalhar o contexto histórico dos locais onde se desenvolveram as lendas e a cultura popular de um modo geral como também a ligação do folclore com os acontecimentos históricos do local onde se desenvolve o projeto.


GEOGRAFIA:
*Apontar geograficamente onde se desenvolveram os diferentes tipos de manifestações populares e sua influência sobre a população dessas regiões.

 CIÊNCIAS
 *Buscar apresentar a relação da natureza com o folclore e através das ervas medicinais o seu efeito na saúde  e na alegria humanas com as bebidas e comidas típicas de cada região.

L.E.M. (LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA):


 *Procurar fazer comparativos entre o folclore brasileiro e o folclore do país da língua estudada e/ou traduzir em forma de relatório na língua estudada todo o trabalho desenvolvido pelas outras disciplinas.

ENSINO RELIGIOSO:

*Trabalhar o aspecto religioso da cultura popular brasileira,as crenças em simpatias,em amuletos,no poder das ervas e dos santos populares,como a fé  que o brasileiro desenvolve em coisas da imaginação.

ARTE:

*Trabalhar o artesanato regional e brasileiro de forma geral nas suas variedades, as danças, os folguedos
a culinária popular brasileira,o lúdico,as canções populares, personagens imaginários,as figuras folclóricas como Padre Cícero,Lampião etc. Trabalhar a Xilografia e a Xilogravura como também as festas populares brasileiras.

REDAÇÃO:

*Apresentar composições sobre tudo o que for produzido ao longo do projeto,impressões e poesias como o que se pensar na escola e pelo professor sobre o tema trabalhado.

PRODUTO FINAL:

Um dia de apresentações e exposições  sobre a cultura popular brasileira e a cultura estrangeira estudada na escola  e suas manifestações na sociedade humana.


                                            




                                                    JUSTIFICATIVA

O presente projeto surgiu da necessidade que existe na sociedade de aproximar o aluno da educação básica da cultura popular do país que ele nasceu e está inserido para valorizá-la como também conhecer um pouco da cultura popular dos países da língua estrangeira que a escola adotou em seu currículo.Sabemos que através do conhecimento da cultura e do que ela representa para a sociedade é que vem a valorização daquili que é de todos.A cultura é o retrato fiel de uma sociedade ela é  identidade do indivíduo.Quando se voloriza a cultura se valoriza a própria identidade de cada um assim,se mostra ao  mundo o que somos e quem somos e a Escola é a instituição responsável por esse conhecimento e valorização enquanto instituição de ensino e de preparação para a vida,ela deve mostrar ao educando que a cultura está dentro de nós e jamais podemos nos separar do que é tão nosso.Valorizar é deixar viver aquilo que de melhor temos:O nosso patrimônio cultural  material e o imaterial  pois só valorizamos aquilo que conhecemos.


                                               ESTRATÉGIAS

*Apresentações de Lendas, jograis, advinhações e tudo o que se puder expor oralmente através de peças teatrais e outros tipos exposições.
*Exposições de artesanatos na sua maior variedade na região e no Brasil.
*Apresentação de um cardápio típico.
*Apresentar o Folclore Brasileiro nas cinco regiões e suas variedades.
* Outras que sejam necessárias.


                                     ITENS A SEREM TRABALHADOS


Festas Populares:
 Carnaval,Natal,Festas Juninas, do Padroeiro da cidade,,Círio de Nazaré,,Boi de         Parintins,Festa do Divino, etc.

Folguedos:
Afoxé,Bumba-meu-boi,caboclo,Cavalhada,Congada,Cordão-de-bichos, Folia-de-Reis,Maracatu,Marujada,Moçambique,Pastoril,Reisado,etc.

Brincadeiras Infantis:
Bolas de Gude, Pula-Corda, Cabra-Cega,Pião, Boneca -de -Pano, Bois e Bonecos de Barro, Esconde-esconde, Quebra-potes,Pau-de-sebo,Briquedos feitos de madeira,parlendas, Iôiô,Pipa,Cavalo de Pau,Amarelinha, Brincar de Roda, e outras de cada região.

Artesanato:
 Em Madeira, Vidro,Tecido, Crochê, Fuxico,Barro,Ponto-Cruz, e tudo aquilo produzido manualmente pelo artesão.

DANÇAS E RITMOS:

Frevo,samba, Forró, Capoeira,Baião,Xote, Xaxado, e outros.

LENDAS E MITOS:
Curupira, Boitatá,Caipora,Mãe d'água,Bicho papão,Lubsomem, Saci-Perêrê, Sereia do mar,etc.

CANÇÕES POPULARES
Canções de Ninar, e outros tipos usados em brincadeiras como ciranda,cirandinha, escravos de jó, a cantiga da barata,etc.

COMIDAS E BEBEDAS TÍPICAS

*Feijoada,Mungunzá,Arroz -doce,Pé -de -Moleque, doce de leite, doce de batata, doce de caju, doce de mamão,etc., charque, macaxeira,batata- doce, sequilhos, baião de dois, baba-de-moça, queijo,cuscuz de arroz, de milho, doce de banana, etc.
*Chás, Quentão, Café, Sucos de Fruta Natural,Cachaça,etc.

SOTAQUES
SUPERSTIÇÕES
TRADIÇÕES E COSTUMES



BIBLIOGRAFIA:
Almaque Abril 2007,p249
Coleção "De Olho no Mundo" - Folclore v.16