quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Folk Lore



 

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

Definição
O termo folclore (folklore) aparece pela primeira vez cunhado por Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocábulos da línguainglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo. Esse termo passou a ser utilizado então para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passa a designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo.
À medida que a ciência e a tecnologia se desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a cultura popular vigente, pois o fato folclórico é influenciado por sua época.




No século XIX, a pesquisa folclórica se espalha por toda a Europa, com a concientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbano. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.

Qual a origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Características do fato folclórico
Para se determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve que apresentar as seguintes características:
Tradicionalidade: vem se transmitindo geracionalmente.
Oralidade: é transmitido pela palavra falada.
Anonimato: não tem autoria.
Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer.
Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato.
Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites.
Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado.
As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato podem não ser encontrados em todos os fatos folclóricos como no caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente.

Campos do Folclore

1- Música
2- Danças e festas
3- Linguagem
4- Usos e costumes
5- Brinquedos e brincadeiras
6- Lendas, mitos e contos
7- Crenças e superstições
8- Arte e artesanato
1- Música
Caracteriza-se pela simplicidade, monotonia e lentidão. Sua origem pode estar ligada a uma música popular cujo autor foi esquecido ou pode ter sido criada espontâneamente pelo povo. Observa-se a música folclorica sobretudo em brincadeiras infantis, cantos religiosos, ritos, danças e festas.
São exemplos: cantigas de roda
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha
vamos todos cirandar
vamos dar a meia-volta
volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano
entre dentro dessa roda
diga um verso bem bonito
diga adeus e vá-se embora
Ouça algumas cantigas de roda:



acalantos;
modinhas;
cantigas de trabalho;
serenatas;
cantos de velório;

O velório é uma cerimônia fúnebre na qual os parentes e amigos da pessoa falecida vão dar o último adeus antes da cremação ou do enterro. Sua duração é variada: de poucas horas a mais de um dia, podendo inclusive acontecer durante a madrugada.
O velório também é visto como um intervalo de tempo dado para aquele que parece estar morto na esperança de que não esteja realmente. Há algumas doenças e situações em que não se morre mas os sinais são típicos de um morto: o coração para, os sinais vitais cessam. Mitos populares dizem que há casos de pessoas que ficaram até uma semana em estados assim e "voltaram à vida" como se nada tivesse acontecido, como alguém que volta de um coma.


(Fonte:MiniWeb Educação)






                             

 Idealizador: Professor Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo: Alunos da Educação Básica
Tempo de duração: 1 mês
Culminância: 1 dia(ou a depender da disponibilidade da Escola)




 
 OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

LÍNGUA PORTUGUESA:
*Trabalhar os contos e lendas,provérbios,advinhações,anedotas,piadas,etc.


LITERATURA:
*Em conjunto com o Componente Curricular Língua Portuguesa,trabalhar os contos e histórias de imaginação popular e trabalhar a cultura popular dentro da Literatura e explorar essa imaginação de diversas formas.
Trabalhar a Literatura de Cordel como manifestação típica do nordeste brasileiro.

HISTÓRIA:
*Trabalhar o contexto histórico dos locais onde se desenvolveram as lendas e a cultura popular de um modo geral como também a ligação do folclore com os acontecimentos históricos do local onde se desenvolve o projeto.


GEOGRAFIA:
*Apontar geograficamente onde se desenvolveram os diferentes tipos de manifestações populares e sua influência sobre a população dessas regiões.

 CIÊNCIAS
 *Buscar apresentar a relação da natureza com o folclore e através das ervas medicinais o seu efeito na saúde  e na alegria humanas com as bebidas e comidas típicas de cada região.

L.E.M. (LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA):


 *Procurar fazer comparativos entre o folclore brasileiro e o folclore do país da língua estudada e/ou traduzir em forma de relatório na língua estudada todo o trabalho desenvolvido pelas outras disciplinas.

ENSINO RELIGIOSO:

*Trabalhar o aspecto religioso da cultura popular brasileira,as crenças em simpatias,em amuletos,no poder das ervas e dos santos populares,como a fé  que o brasileiro desenvolve em coisas da imaginação.

ARTE:

*Trabalhar o artesanato regional e brasileiro de forma geral nas suas variedades, as danças, os folguedos
a culinária popular brasileira,o lúdico,as canções populares, personagens imaginários,as figuras folclóricas como Padre Cícero,Lampião etc. Trabalhar a Xilografia e a Xilogravura como também as festas populares brasileiras.

REDAÇÃO:

*Apresentar composições sobre tudo o que for produzido ao longo do projeto,impressões e poesias como o que se pensar na escola e pelo professor sobre o tema trabalhado.

PRODUTO FINAL:

Um dia de apresentações e exposições  sobre a cultura popular brasileira e a cultura estrangeira estudada na escola  e suas manifestações na sociedade humana.


                                            




                                                    JUSTIFICATIVA

O presente projeto surgiu da necessidade que existe na sociedade de aproximar o aluno da educação básica da cultura popular do país que ele nasceu e está inserido para valorizá-la como também conhecer um pouco da cultura popular dos países da língua estrangeira que a escola adotou em seu currículo.Sabemos que através do conhecimento da cultura e do que ela representa para a sociedade é que vem a valorização daquili que é de todos.A cultura é o retrato fiel de uma sociedade ela é  identidade do indivíduo.Quando se voloriza a cultura se valoriza a própria identidade de cada um assim,se mostra ao  mundo o que somos e quem somos e a Escola é a instituição responsável por esse conhecimento e valorização enquanto instituição de ensino e de preparação para a vida,ela deve mostrar ao educando que a cultura está dentro de nós e jamais podemos nos separar do que é tão nosso.Valorizar é deixar viver aquilo que de melhor temos:O nosso patrimônio cultural  material e o imaterial  pois só valorizamos aquilo que conhecemos.


                                               ESTRATÉGIAS

*Apresentações de Lendas, jograis, advinhações e tudo o que se puder expor oralmente através de peças teatrais e outros tipos exposições.
*Exposições de artesanatos na sua maior variedade na região e no Brasil.
*Apresentação de um cardápio típico.
*Apresentar o Folclore Brasileiro nas cinco regiões e suas variedades.
* Outras que sejam necessárias.


                                     ITENS A SEREM TRABALHADOS


Festas Populares:
 Carnaval,Natal,Festas Juninas, do Padroeiro da cidade,,Círio de Nazaré,,Boi de         Parintins,Festa do Divino, etc.

Folguedos:
Afoxé,Bumba-meu-boi,caboclo,Cavalhada,Congada,Cordão-de-bichos, Folia-de-Reis,Maracatu,Marujada,Moçambique,Pastoril,Reisado,etc.

Brincadeiras Infantis:
Bolas de Gude, Pula-Corda, Cabra-Cega,Pião, Boneca -de -Pano, Bois e Bonecos de Barro, Esconde-esconde, Quebra-potes,Pau-de-sebo,Briquedos feitos de madeira,parlendas, Iôiô,Pipa,Cavalo de Pau,Amarelinha, Brincar de Roda, e outras de cada região.

Artesanato:
 Em Madeira, Vidro,Tecido, Crochê, Fuxico,Barro,Ponto-Cruz, e tudo aquilo produzido manualmente pelo artesão.

DANÇAS E RITMOS:

Frevo,samba, Forró, Capoeira,Baião,Xote, Xaxado, e outros.

LENDAS E MITOS:
Curupira, Boitatá,Caipora,Mãe d'água,Bicho papão,Lubsomem, Saci-Perêrê, Sereia do mar,etc.

CANÇÕES POPULARES
Canções de Ninar, e outros tipos usados em brincadeiras como ciranda,cirandinha, escravos de jó, a cantiga da barata,etc.

COMIDAS E BEBEDAS TÍPICAS

*Feijoada,Mungunzá,Arroz -doce,Pé -de -Moleque, doce de leite, doce de batata, doce de caju, doce de mamão,etc., charque, macaxeira,batata- doce, sequilhos, baião de dois, baba-de-moça, queijo,cuscuz de arroz, de milho, doce de banana, etc.
*Chás, Quentão, Café, Sucos de Fruta Natural,Cachaça,etc.

SOTAQUES
SUPERSTIÇÕES
TRADIÇÕES E COSTUMES



BIBLIOGRAFIA:
Almaque Abril 2007,p249
Coleção "De Olho no Mundo" - Folclore v.16








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