quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festas Joaninas:Um retalho da Cultura Brasileira

 

Nome do Projeto:Festas Joaninas :Um retalho da Cultura Brasileira.

Autor do Projeto: Professor Telmo Carlos de Oliveira 


Público Alvo:Educação Básica

Tempo de Duração: 3 semanas


Objetivos de Aprendizagem:

Lingua Portuguesa:
 Ouvir letras de músicas juninas  e trabalhar a letra delas em sala de aula, observar a escrita e se possível trabalhar isso de acordo com a norma culta da língua além de trabalhar a biografia de Luíz Gonzaga,como também adivinhações e lendas desse período.

Arte:
Trabalhar a quadrilha, a culinária, a ornamentação junina na escola,como também a música  junina como expressão popular,trabalhar a questão do matuto e sua transformação através dos anos,e  esse matuto como inspiração para a caracterização nas festas e quadrilhas.

História: 
 Trabalhar o processo histórico dessas festas,como chegaram ao Brasil e como se desenvolveram ao longo dos séculos em nossa cultura e imfluência de outros povos sobre essas festas hoje.

Ensino Religioso:
Trabalhar e procurar conhecer a vida dos santos cultuados nessa época porque eles são os santos escolhidos para esses festejos em que época da história Cristã viveram mostrar a realidade da história e o que pode ser considerado lenda.

Geografia:
Pesquisar onde essas festas se dão com maior intensidade no território brasileiro,o porque dessa intensidade ,onde ocorre menos e porque,trabalhar o turismo nessas cidades,trabalhar condições de vida das pessoas dessas regiões dando ênfase a Região Nordeste.

Pluralidade Cultural:
Perceber as Festas Joaninas como um retalho essencial da Brasileira e do Panorama Histórico-Cultural  do Brasil.

Língua Estrangeira Moderna:
Traduzir Letras de Músicas,fazer relatórios nas duas línguas: Portuguesa e Estrangeira procurar comparar se na outra cultura há festa semelhante,criar álbuns com comentários na lingua estudada para mostrar um acervo para exposição,além de criar "stands" na escola com as novidades produzidas no projeto.


Ciências:
Trabalhar a questão do milho enquanto produto alimetício e qual o efeito dele na saúde, trabalhar as bebidas da época e os fogos como elementos  físicos e quimicos. 



Produto Final:

Um dia de exposição de todo o projeto realizado colocando-se em Prática tudo o que se descobriu através do projeto envolvendo toda comunidade escolar e extra-escolar para que haja uma integração e divulgação da nossa cultura na sociedade.

Justificativa

O presente Projeto foi desenvolvido como a finalidade de resgatar um retalho da nossa cultura,as festas juninas visto que a globalização e a televisão têm feito direta ou indiretamente "um soterramento" da nossa cultura e a escola é a responsável para fazer esse resgate  para que não morra completamente toda uma tradição passada de geração em geração que se cultivou durante séculos.






Metodologia


*Pesquisa na biblioteca e/ou internet sobre o tema em apreço.
*Organizar exposições.
*Resgatar brincadeiras  trazendo-as para o ambiente escolar.
*Produzir e trazer para a escola o cardápio junino.






Nenhum comentário:

Postar um comentário