quinta-feira, 7 de junho de 2012

Parada de Literatura

 
 Nome do Projeto: Parada de Literatura.
Autor: Professor Telmo Carlos de Oliveira.
Público alvo:Educação Básica
Tempo de duração: 1 mês




Objetivos de aprendizagem:


Língua Portuguesa:
Trabalhar com as estruturas gramaticais,semânticas  e estilisticas das obras literárias como também interpretação e analises literárias de obras.

Literatura:

Levar o aluno ao contato com os clássicos da Literatura Brasileira e Estrangeira,analisando os contextos históricos dentro das obras e sua influência nas sociedades e no mundo,contextualizando essas obras com o momento histórico atual.

 Redação:
Identificação do enredo,personagens,narração e descrições como também narração além do tempo na obra literária:o tempo cronológico e o tempo psicológico.

Arte:
Trabalhar letras de música e poesias  ornamentação de textos como também apresentar trechos de obras em forma de peças teatrais.Criar imagens da obra e colocá-las em exposição.
 Pluralidade Cultural:

Perceber a Literatura como  uma arte intrínseca da sociedade humana pois a mesma imita a vida e por isso é pluricultural pois os problemas humanos são os  mesmos em todas as sociedades humanas.

História:
Trabalhar o contexto histórico das obras,locais onde ocorreram os fatos comparando-os com mapas e linhas do tempo,apresentar fatos sociais que porventura desencadearam a produção da obra literária.

Geografia:
 Identificar dentro da obra literária a vegetação e cor local presentes onde acontecem os fatos,além de situar os fatos e características humanas e físicas da geografia do local e onde aconteceram as ações dentro da obra .


 












Justificativa:

Observando o aluno da Educação Básica, se nota a distância que existe entre ele e os clássicos da Literatura no âmbito escolar o aluno está muito aquém da Literatura es seus diferentes aspectos e gêneros,em face a esse problema percebe-se claramente a falta de leitura que há.Impera o desinteresse pela leitura de um modo geral causando a estagnação do conhecimento do nosso aluno.
Sabendo disso urge trabalhar a Literatura em sala de aula e fora dela e esse projeto é um dos meios que buscamos para tentar amenizar esse problema em nossa escola.






Estratégias:

*Pesquisar sobre os temas abordados dentro desse projeto em cada componente curricular envolvido.
*Criar Murais inspirados em obras e poesias
*Apresentar peças teatrais,pinturas,recitais de poesias, músicas,jograis,painéis referentes a obras da Literatura.
*Apresentação de Seminários baseados em temas sociais baseados em obras literárias.
*Apresentação de galerias de escritores e poetas das literaturas brasileira e mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário