quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto Poesia e Música

 
 Nome do Projeto:
Projeto Poesia e Música
Professor Idealizador:Telmo Carlos de Oliveira
Público Alvo:
Educação Básica
Tempo de duração:
Aproximadamente 1 mês


 


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:


 


LÍNGUA PORTUGUESA:
Escutar músicas  e trabalhar a gramática dentro das letras da MPB(Música Popular Brasileira),além de trabalhar a interpretação das letras dessas músicas como também trabalhar a poesia brasileira através dos estilos de época da nossa literatura,contextualizando com diversos componentes curriculares.






LITERATURA:
Pesquisar a vida e a obra dos Poetas da nossa literatura buscando traços importantes da vida desses poetas e sua imfluência dentro da História da Literatura Brasileira.Situando cada poesia nos determinados Estilos de Época.Organizar um recital de poesia  na escola.


ARTE:
Pesquisar a história da Música Brasileira e suas diversas fases,estilos e gêneros,separar letras de músicas de diferentes cantores além de montar um coral para apresentar essas composições na escola.


HISTORIA:


Trabalhar os momentos históricos em que a cultura brasileira foi exaltada ou abatida onde a música e a poesia foram alvo de perseguições e criações ou incentivos na história do Brasil.

Lígua Estrangeira Moderna(Inglês/Espanhol):


Aproxima a poesia e música  dos países da língua estudada com a brasileira e a influência dessas músicas sobre nós.(proceder da mesma maneira que se procede na poesia brasileira na metodologia).Fazer um relatório em Inglês-Português com fotografias de cada passo do projeto.


Pluralidade Cultural:


Perceber que a música e a poesia sempre fizeram parte da Cultura Brasileira que essa poesia e essa música sempre influenciaram a nossa história.




Produto final: 


Montar um Álbum de Poesia,como também um album musical, Gravar todo o evento em um DVD, E um CD com as músicas  cantadas durante o projeto.  








           


Justificativa:
    Temos observado em nossas escolas o desinteresse dos nossos alunos pela poesia, e pela música,visto que a música do nosso aluno é a de periferia,apesar de não ter nada contra a esse tipo de música,mas o nosso aluno não tem muito conhecimento dos clássicos da música brasileira,nem dos movimentos que fizeram surgir esse segmento da arte.
 e isso  acontece porque a própria mídia não tem incentivado o aluno a buscar cultivar um gosto brasileiro pela música.Ouve-se apenas barulho mas não há reflexão nas letras. A música feita hoje só serve para balançar o corpo mas não serve para pensar na realidade em que se vive, não serve para trabalhar o espírito.
E a poesia brasileira tem sido substituída pelo gosto macabro das notícias e filmes de terror e sexualidade que a mídia sugere  por isso vemos um aluno sem objetivos de vida e sem sentimentos,não querendo afirmar que a falta desses elementos culturais:poesia e música,sejam a causa do que acontece na sociedade hoje,longe disso,mas a ausência da poesia e da música tem acentuado a tristeza,a falta de perspectiva para a nossa sociedade.Se ouve muito barulho mas não se trata nem se reflete os problemas que muitas vezes vem imbutido nas letras dessas músicas.
E esse projeto tem o objetivo de tentar reverter esse quadro em nossa escola nos turnos que trabalhamos.
Tendo a certeza que não podemos resolver o problema da sociedade mas sabemos que se cada um fizer a sua parte a nossa vida em sociedade enquanto escola se torna muito melhor. 

                                          

Estratégias:

* Pesquisar os diversos momentos da música brasileira.
*Distinguir esses momentos vividos diferenciando-os em suas diversas características.
*Divulgar o tema na escola e fora dela.
*Montar  um coral e um recital  para ser apresentados na escola.



By Professor Telmo Carlos de Oliveira.




Um comentário:

  1. Muito pertinente este projeto para se trabalhar em sala de aula e fora, os aspectos sociais e pedagógico da linguagem e da musica. Parabens

    ResponderExcluir