quarta-feira, 13 de junho de 2012

PROJETO VALORES HUMANOS





 



Objetivos:
Geral: 
Redescobrir os Valores Humanos no dia a a dia escolar.

Específicos:
-Conhecer os valores humanos.
- Identificar os valores humanos ações do dia a dia.
-Cultivar e alimentar os valores humanos. 

JustificativaResultado de imagem para valores humanos

A sociedade moderna tem estado mergulhada em diversos tipos de problemas e situações as quais fazem com que os valores humanos tenha se perdido em meio a correria do trabalho a falta de gentileza,gera muitas vezes a violência seja ela verbal ou física, a falta de respeito tem predominado em todos os sentidos:
desrespeito ao corpo, aos pais, aos colegas de escola, aos professores tem causado sérios problemas dentro dos muros da  escola e este projeto visa a despertar no aluno da educação básica o senso de valores humanos.

 Resultado de imagem para valores humanos
Metodologia

-Usar a pesquisa em bibliotecas, na internet,dicionários para descobrir o que são Valores Humanos.
-Organizar palestras,peças teatrais onde se explorem os valores humanos na Escola e na sociedade.
-Organizar exposições para a conscientização dos Valores Humanos e o cultivo dos mesmos.
-Uso do cinema e da literatura como também de outras formas de arte.

Resultado de imagem para valores humanosResultado de imagem para valores humanos

Estratégias
-Incentivar a pesquisa na aula e fora dela afim de que se conheça os conceitos dos Valores Humanos.
-Organizar palestras dos diversos temas trabalhados.
-Criar " Momentos no Cinema" para exibição de filmes onde se possam explorar os valores humanos.
-Incentivar a leitura de obras e textos e expô-los e se cultive os valores humanos dentro dos textos e obras literárias lidos. 
Organizar exposições dentro do tema do projeto.
Ouvir e explorar letras de músicas dentro do tema.
-Criar corais com músicas baseadas no tema:Valores Humanos.
-Criar ações concretas que se mostre os valores humanos na prática.
 Resultado de imagem para valores humanos

Avaliação:
Cada Professor tratará do tema de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Escola ou pelo que exige cada componente curricular.




 


PEÇA TEATRAL
AUTOR:Professor  Telmo Carlos de Oliveira
C.E. “Joana de Freitas Barbosa”-Propriá-Sergipe

Árvore  dos  valores  humanos
Leva-se ao palco o desenho de um tronco de árvore sem folhas e mãos correspondente ao número de valores humanos e a copa da árvore será construída com as mãos e à medida que cada componente vai relatando o valor  prega na árvore a mão.
Narrador - Vivemos em uma era cheia de violência,sofremos violências  cada vez
                   Maiores.A violência é um sinal,um sintoma de uma sociedade que não
                  Criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referências de
                 Cidadania e de respeito pelo próximo,por isso para resgatar esses valores
                Vamos cultivar nossa árvore dos valores humanos.Se a destruirmos nos
               destruiremos também.
Verdade:
 Esta é a mão da verdade e a verdade apresenta as  coisas como elas realmente são,sou muito próxima da sinceridade,comigo a vida se torna menos fantasiosa não engano ninguém mostro o que está por traz dos fatos para que ninguém se engane,andemos em verdade para que vivamos bem.
(prega a mão na árvore e sai)
Respeito:
A minha mão  é a mão do respeito vim também ajudar na         construção da árvore dos valores humanos,o respeito é a base da construção de uma sociedade bem sucedida o respeito é bem vindo em qualquer relacionamento quando eu, o respeito estou sempre há harmonia e a vida é preservada.Respeitemo-nos uns aos outros.
(prega a mão na árvore e sai)
Retidão:
A mão que levo é a mão da retidão ajudarei também na construção da árvore dos valores humanos,sem minha mão tudo fica errado ninguém seria honesto ,eu a retidão,sou a garantia da confiança dos cidadãos.Eu torno a vida mais confiável.
(prega a mão na árvore e sai)
Paz:
Oi,boa-noite! Bandeira Branca!Eu  trago a mão da paz,dizem que estou longe demais e que só existo no período entre- guerras mas eu  sou muito mais que isso habito no coração dos pacificadores.Sou o oposto da violência,sem mim a violência dominaria o mundo.Paz na terra para os homens que pacificam.Os anjos e os homens cantam meu nome, a mão da paz é o vínculo da perfeição.Que a paz habite nesta escola.
(prega a mão e sai)
Amor:
Oi, a minha mão é a mão do amor,sentimento inexplicável que habita no coração do homem,quem ama cumpre os mandamentos,o amor em grego tem quatro definições mas ficaremos apenas com o amor no sentido de amizade.O amor é a busca que todos querem Deus nos deu amor e devemos amar os outros como a nós mesmos.Não amemos com o amor humano mas com o amor de Deus.
(prega a mão e sai)
Amizade:
A minha mão é a mão da amizade,é muito bom fazer amigos sejam eles reais ou virtuais.Cultivar uma amizade verdadeira é como um bálsamo para as feridas.Quando temos amigos verdadeiros a vida se torna melhor para enfrentarmos os problemas.sejamos sempre amigos, e muitos  pesos serão tirados dos ombros.Sejamos amigos e assim conseguiremos ir mais longe.
(prega a mão e sai)
Justiça:
A minha mão é a mão da justiça eu sou a virtude de dar a cada um o que lhe cabe.Sem justiça não há igualdade,sem justiça não há paz,sem justiça o homem vira animal na sociedade.Sejamos justos e só assim “justiça e paz se abraçarão”.
(Prega a mão e sai)
Ética:
Minha mão é a mão da ética,sou um dos valores humanos mais importantes eu sempre estive presente nas sociedades e valorizo as atitudes humanas,sem mim verdadeiramente não haveria moral e o ser humano perdia o valor.
Responsabilidade:
A minha mão é a mão da responsabilidade, comigo as coisas boas sempre acontecem,às vezes sou pesada quando necessário, a minha mão tem o dever de dar conta de uma coisa que se fez ou se mandou fazer.Todos nós devemos ser responsáveis por nossos atos.
(Prega a mão e sai)
Solidariedade:
A minha mão é a mão da solidariedade.Mão que ajuda,que sente pelos outros.A mão da solidariedade move a participação  nas causas.Se cada um de nós formos solidários o mundo fica mais humano e fazemos o bem sem esperar nada em troca.
(Prega a mão e sai)
Honestidade:
Honestidade,é do que trata a minha mão.A honestidade trata com decência todos os atos.Quem é honesto recebe honra por fazer o bem ao seu próximo.Ser honesto é motivo de orgulho para uma sociedade e merece todo respeito.Vamos então ser honesto?
(Prega a mão e sai)

Todos:
“O tempo muito nos ensinou,ensinou a  amar a vida não desistir da luta,recomeçar na derrota,renunciar as palavras e pensamentos,emfim,acreditar nos valores humanos”
(Cora Coralina)

Todos: Nós somos as árvores que contêm os valores humanos!!!!










17 comentários:

  1. Olá, Profº Telmo
    Gostei muito da sua peça. Poderia pegá-la e fazer uma adaptação para trabalhar com meus alunos. Claro que sempre respeitando a sua autoria.
    Sou de Salvador - Bahia.
    Grata
    Niva Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se à vontade para visitar meu espaço sempre que quiser e use como lhe convier desde que como você mesma disse, respeite a autoria e faça como bem lhe parecer é para engrandecimento do trabalho docente.Fique com Deus.

      Excluir
  2. Parabéns, a peça mostra valores que atualmente estão perdendo-se...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ! Professor Telmo amei a sua peça e vou adapta-la ao meu projeto,claro respeitando a sua autoria.
    Abraços, Andréia
    Santa Isabel-SP


    ResponderExcluir
  4. gostei muito da sua peça, mas tbm terrei q ffazer adaptações claro para usá-la na minha turminha de 3ºano, respeitando sua autoria sem dúvidas. parabéns

    ResponderExcluir
  5. A todo momento buscamos melhorar o mundo, mas temos que melhorar a nós mesmos, para que tenhamos um mundo melhor e só resgatando valores conseguiremos. Raquel Chaves de Miranda

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua peça, peguei emprestado para trabalhar com meus alunos do 9º ano, fiz algumas adaptações,
    mais claro respeitei sua autoria.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a peça. vou adaptar par o Fundamental I. Respeitando a autoria.

    ResponderExcluir
  8. Excelente trabalho. Adorei. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. obrigado a todos pelos comentários, fico agradecido por visitarem esse humilde espaço, voltem sempre.Estive ausente por fatores pessoais mas agora estou de volta aos blogs.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a peça,vou fazer com meus alunos do segundo ano F1

    ResponderExcluir